A resposta pode ser simples se analizarmos o tempo que cada um tem em nosso país, por exemplo, no caso do comics ele já está no Brasil a mais de 60 anos, já o mangá está aqui apenas em 10. Se você acha que isso não tem "nada a ver" está muito enganado. Por ser algo que está a mais tempo e ter um publico grande e fiel, as editoras TEM CERTEZA que vai vender bem, por isso lançam edições de Luxo, definitivas e especiais. Exatamente o que não ocorre com o mangá.
Se você já pensou em mencionar a Conrad lembrando das edições Definitivas de Dragon Ball, Vagabond e outras, é bom saber que a Conrad embora com uma boa iniciativa foi uma das grandes causadoras do fim dessas versões especiais no Brasil.

Infelizmente a qualidade física dos mangás, é causada por parte dos leitores, todos sabem que quanto mais lotes de edições são feitas, mais o produto tende a abaixar o preço, já que o preço só aumente significa que existem poucas pessoas a comprar os mangá nacionais. O maior exemplo atual poderia ser os mangás da JBC por R$ 11,90 e os da Panini por R$ 10,90.
Por ser uma editora bem maior e internacional, a Panini pode fazer grandes encomendas de volumes, fazendo seu preço cair consideravelmente e ainda ter uma qualidade superior; coisa que dificilmente a JBC conseguirá fazer.
No fim, para a qualidade dos mangás Brasileiros melhorar é necessário que compremos mais mangás brasileiros, mas as editoras tem que em contraparte colocar diferencias em seus mangás para nos entusiasmar os compradores, que desistiram de adquirir os produtos brasileiros, e assim que sabe daqui alguns anos teremos o mesmo tratamentos que os comics tem a tanto tempo.
3 comentários:
cara
comiX é o nome da loja.
Comics é quando voce for se referir a quadrinhos, podendo também usar a nomenclatura HQ
de nada
desculpe, já fazia tanto tempo que não falava sobre HQs que cometi um erro desses; mas agora está tudo corrigido. :D
Mancada mesmo foi dizer que hqs (comics) vendem mais que mangá.. tirou essa info da onde? Alguma pesquisa feita no Brasil? Achismo não vale!
Postar um comentário