sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

AS OBRAS DE ALAN MOORE- O MAIOR DE TODOS OS ROTEIRISTAS

Nascido em Northampton, Inglaterra em 18/09/1953, Alan Moore passou sua infância e adolescência vendo de frente as perturbações que sempre apareceram em suas histórias, já que o lugar onde morava era muito pobre.
Começou a trabalhar na revista Embryo, feita com amigos porque não conseguia arrumar nem emprego e nem estudo, pois as escolas não queriam aceita-lo, já que havia sido expulso de um colégio conservador. Em ‘Roscoe Moscou’ publicada na revista musical Sounds, Moore percebeu que não era um bom desenhista e resolveu voltar-se apenas para a escrita.
Assim, seus primeiros trabalhos foram realmente para o Doctor Who Weekly e 2000 A.D. onde elaborou séries populares como D.R. & Quinch, A Balada de Halo Jones e SKIZZ. Ganhando destaque na revista Warrior onde escreveu V de Vingança e Miracleman, que lhe deram o prêmio de melhor escritor de HQ de 1982 e 83.
Para a DC, fez a reformulação do Monstro do Pântano e criou o personagem John Constantine. Seus editores então mandaram-no bolar uma série em cima dos personagens da Charlton Comics, e dentro de semanas ele apresentou Watchmen que foi o trabalho mais revolucionário da editora. A contra gosto, Alan se tornou uma celebridade, ganhando prêmios Eisner, Hugo (que era só de literatura), concedendo entrevistas a programas de TV, shows e até revistas de pornografia. Sendo eleito pela Revista Time como um dos 100 romances mais importantes do séc XX.
Sem consciência do que havia se tornado, Moore assinou um mísero contrato com a DC que ganhou todos os direitos da revista que foi republicada todos os anos seguintes nos últimos vinte e cinco anos. Seu contrato foi rompido assim que a DC ignorou seu pedido de tirar seu nome das novas publicações alegando ter sido roubado. Depois disso, passou a escrever para editoras alternativas como a Image e sua própria Mad Love Publishing, e hoje em dia ABC-America’s Best Comics.
Sua primeira adaptação para o cinema foi Do Inferno (2001) que teve o roteiro completamente enxugado como todas as adaptações seguintes. A Liga Extraordinária, foi um fracasso de público e crítica; Constantine foi um pouco melhor de crítica, mas o público viu a completa descaracterização do personagem; a melhor foi V de Vingança, mas Moore achou o roteiro cheio de falhas e exigiu que seu nome fosse tirado do filme. A última, e mais diferente de todas, foi a adaptação de Watchmen.
Também podemos citar as obras Top 10 Promethea e Supremo que foi considerada uma de suas melhores histórias, mas foi interrompida apenas alguns números antes do final.
Alan Moore, hoje mora com sua esposa e filhas, completamente desgostoso dos quadrinhos e constantemente assediado pela DC que ainda quer mais histórias suas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...