quinta-feira, 3 de maio de 2012

COMICS VS MANGÁS: DIFERENÇAS NO MERCADO BRASILEIRO

      Atualmente os mangás ganharam um grande espaço no mercado Brasileiro, já que antes dava para contar no dedo os títulos nas bancas. Hoje em dia se formos comparar ouve uma gigantesca mudança, mas ainda sim os comix vendem mais e tem um melhor cuidado/acabamento por parte das editoras nacionais que os mangás. Por que isso ocorre?
      A resposta pode ser simples se analizarmos o tempo que cada um tem em nosso país, por exemplo, no caso do comics ele já está no Brasil a mais de 60 anos, já o mangá está aqui apenas  em 10. Se você acha que isso não tem "nada a ver" está muito enganado. Por ser algo que está a mais tempo e ter um publico grande e fiel, as editoras TEM CERTEZA que vai vender bem, por isso lançam edições de Luxo, definitivas e especiais. Exatamente o que não ocorre com o mangá.
      Se você já pensou em mencionar a Conrad lembrando das edições Definitivas de Dragon Ball, Vagabond e outras, é bom saber que a Conrad embora com uma boa iniciativa foi uma das grandes causadoras do fim dessas versões especiais no Brasil.
     A Conrad se mostrou disposta a dar versões luxuosas dos mangás (kazenban) e acabou falindo; mesmo não sendo uma causa direta das poucas vendas desses volumes de luxo, virou a desculpa usado por todas as editoras atuais quando se fala de edições de especiais nos mangás. Mesmo com o mercado que temos hoje os kanzenban não venderiam o suficiente, já que o mangá começou a ficar famoso depois da internet e boa parte dos leitores se contentam em apenas ler online e não compram o mangá físico. Já o comics cresceu em uma época que era necessário comprar para ler, criando essa mania nos colecionadores.
     Infelizmente a qualidade física dos mangás, é causada por parte dos leitores, todos sabem que quanto mais lotes de edições são feitas, mais o produto tende a abaixar o preço, já que o preço só aumente significa que existem poucas pessoas a comprar os mangá nacionais. O maior exemplo atual poderia ser os mangás da JBC por R$ 11,90 e os da Panini por R$ 10,90.
      Por ser uma editora bem maior e internacional, a Panini pode fazer grandes encomendas de volumes, fazendo seu preço cair consideravelmente e ainda ter uma qualidade superior; coisa que dificilmente a JBC conseguirá fazer.
      No fim, para a qualidade dos mangás Brasileiros melhorar é necessário que compremos mais mangás brasileiros, mas as editoras tem que em contraparte colocar diferencias em seus mangás para nos entusiasmar os compradores, que desistiram de adquirir os produtos brasileiros, e assim que sabe daqui alguns anos teremos o mesmo tratamentos que os comics  tem a tanto tempo.
 

3 comentários:

Arouca disse...

cara

comiX é o nome da loja.

Comics é quando voce for se referir a quadrinhos, podendo também usar a nomenclatura HQ

de nada

Dragon Fire disse...

desculpe, já fazia tanto tempo que não falava sobre HQs que cometi um erro desses; mas agora está tudo corrigido. :D

Dario disse...

Mancada mesmo foi dizer que hqs (comics) vendem mais que mangá.. tirou essa info da onde? Alguma pesquisa feita no Brasil? Achismo não vale!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...