terça-feira, 6 de julho de 2010

Novo uniforme da Mulher-Maravilha gera reações diversas


omelete

Como era de se esperar, o novo uniforme da Mulher-Maravilha - revelado em Wonder Woman #600, lançada na semana passada nos EUA - causou reações diversas. Vão desde "não se mexe no que é sagrado" a teorias conspiratórias envolvendo o filme da personagem - e até gente que gostou.

A reação mais repetida pela web é a da jornalista Nikki Finke, do blog Deadline. "Preferia que tivessem deixado ela em paz, principalmente por ser a única personagem dos quadrinhos que já admirei. É claro, foi um bando de homens que a arruinou", escreveu Finke, num post que encerra chamando pela campanha "LIBERTEM A MULHER-MARAVILHA!".

Fãs mais ligados ao mundo dos quadrinhos são mais temerários diante do nome responsável pelas mudanças: o escritor J.M. Straczynski, que tem no currículo algumas histórias controversas do Homem-Aranha (como a dos filhos de Gwen Stacy com Norman Osborn, e "Um Dia a Mais"). O próprio autor publicou um texto no blog oficial da DC Comics, The Source, defendendo sua escolha.

"Enquanto muitos personagens, de Batman a Superman e outros do Universo DC, passaram por transformações substanciais, a Mulher-Maravilha continua quase a mesma há muito tempo. (Com exceção daquele look mod dos anos 60... mas quanto menos falarmos disso, melhor.) Que mulher usa a mesma roupa por 70 anos? Que mulher não usa acessórios? E o mais importante, como muitas mulheres vêm lamentando ao longo dos anos... como ela luta usando aquela coisa?", escreve Straczynski. E defende ainda mais mudanças para a personagem, inclusive na sua personalidade: "Acredito que ela ficou concretada ao longo dos anos, virou um Porsche muito legal que as pessoas deixam na garagem porque tem medo de estragar, ao invés de sair com ele pela estrada. Ela virou, por falta de palavra melhor, bundona. Virou a mãe da vizinha que você quer namorar."

Uma reportagem no New York Times levantou a possibilidade de que o novo uniforme queira criar um apelo globalizado para a heroína, dando menos destaque às cores da bandeira dos EUA que dominavam o uniforme tradicional. Com isso, a personagem poderia conquistar públicos estrangeiros no cinema (no filme que nunca acontece).

A conservadora FOX News, por sua vez, viu "falta de patriotismo" na mudança. A matéria entrevista um quadrinista que preferiu manter-se anônimo, dizendo que tem relações com a DC e que a mudança de uniforme tem fins comerciais. "Essa nova Mulher-Maravilha fashion vai ficar bem numa franquia cinematográfica centrada em uma heroína. Não funcionaria direito com uma roupa brilhosa vermelha, branca e azul, e não daria certo nos lucrativos mercados estrangeiros. A nova Mulher-Maravilha parece algo com que você pode vestir Angelina Jolie, ou um dos vilões de Crepúsculo."

Para fugir da opinião geral, o estilista Tim Gunn, do programa Project Runway, concedeu uma entrevista ao Newsarama onde diz apoiar o novo uniforme. "O novo look diz 'sou confiante, sou poderosa, sou sexy e não vem mexer comigo'. Além disso, ela parece uma pessoa do mundo real ao invés de criatura de outro mundo. (...) Não é mais uma fantasia, são roupas reais."

Um comentário:

Anônimo disse...

Tipo..vão mudar o uniforme do Aranha? REu gostei do new look. Adoror calça bem apertada, fica mt fashion!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...