Comprei esses dias meu primeiro mangá japonês, antes só tinha visto por imagens e só tive contato mesmo com os americanos (que já são muito melhores que os brasileiros). O mangá que escolhi foi Bakuman 1, publicado atualmente pela JBC. Vou falar sobre os pontos fortes e fracos de cada lado e dar algumas dicas para conseguir o seu exemplar e outras para aprender a lê-lo.
Informações inicias
Para inicio de conversa, os mangás japoneses são melhores em alguns aspectos por natureza. Por exemplo: a impressão e a encadernação. Sobre a encadernação falarei mais adiante. A impressão é superior no Japão pois eles são impressos com base no arquivo digital das páginas dos mangas guardados nas empresas japonesas como a Shueishua ou a Kodansha. Já nos outros países, não há arquivo original digital, são enviados para os outros países scans das páginas que perdem cor, qualidade original do traço, e nitidez das retículas para a tradução.
Dito isso vamos começar.
Análise
Na análise falarei sobre a qualidade física do brasileiro e do original japonês, suas diferenças e igualdades.Os mangás japoneses na maioria dos casos, são menores que os brasileiros por isso quando é a sua primeira compra há uma chance de se assustar com o tamanho à primeira vista. No caso de Bakuman, o tamanho do mangá brasileiro é de: Altura= 20,5cm e largura =13,5cm e o japonês de altura mede 17,5cm e de largura 11,5cm, mais ou menos o tamanho de Naruto Pocket.
Nesse caso o brasileiro teria uma certa vantagem, mas tem aquela outra diferença visível entre os dois - a impressão!
A impressão japonesa é mais forte e definida que a brasileira. Para ter uma noção, pegue um mangá brasileiro e procure uma retícula em alguma parte do desenho, tente ver o padrão ou estampa da retícula, se tiver dificuldade ou não conseguir ver sequência alguma ou ver uma área cinza significa que a impressão é ruim.
A edição brasileira teve vários erros de impressão |
Para finalizar falarei do encadernação, capa, e o "dos mesmos autores de" que colocam no Brasil.
A capa da edição japonesa é mais limpa que a dos outros países, e as vezes vem com propagandas na parte da frente ou de trás mas com um detalhe: não são coladas. Isto é, você pode tirar a propaganda quando quiser. O papel usado na capa parece plástico (é plastico mesmo), e deixa as cores bem vivas e detalhadas, possui orelhas com os comentários dos autores. As lombadas japonesas são maiores que as Brasileiras, pelo papel mais grosso, e por esse motivo cabe mais informações.
As capas dos mangás japoneses realmente servem para conservar os mangás, mas para ler você deve tirá-las, para não sujar - isso mesmo a capa sai! - Há uma segunda capa dura embaixo que protege quanto você lê, e ao terminar a leitura você coloca novamente a capa plastificada. E no original japonês "dos mesmos autores de" existe, mas da para tirar (veja a capa de Bakuman 1 em japonês, aquelas letras em baixo falam sobre Death note, e se não gostar posso tirá-las facilmente).
Para acabar essa parte gostaria de falar que depois de ver um mangá original, fico indignado das editoras não tentarem melhorar a publicação nacional se acomodando, não é tão difícil assim.
Para ver todas as imagens do Bakuman 1 em japonês (20 ao todo) e poder comparar com a edição brasileira, clique aqui.
Aonde posso comprar um mangá japonês?
Vou recomendar alguns lugares que possam ajudá-los a comprar seu exemplar em japonês.
Orelha do mangá |
- Site koneko : nele você encomenda seu mangá online, mas tem que esperar em média 6 semanas para seu mangá chegar. Saibam que não é muito tempo, alguns sites pedem até 3 meses de espera para o mangá chegar já que ele será encomendado do Japão.
- loja fonomag : nunca cheguei a comprar aqui, mas é uma livraria bem conhecida no bairro da Liberdade. Ela não possui sistema de vendas online, mas você pode fazer pedidos por E-mail e pagar por depósito bancário. Para tirar duvidas clique na opção encomenda no menu do site.
- Mercado Livre: esse é o mais difícil de saber, pois varia de vendedor para vendedor, mais é uma opção na hora da compra. Para dar um ponto inicial recomendo o vendedor Makkoga, veja aqui a os produtos disponíveis por ele, esse é confiável (já comprei com ele).
Mas como vou entender um mangá em japonês?
São 24 aulas de aproximadamente 1 hora e meia cada mais as apostilas. O link está abaixo:
http://ecchinya.blogspot.com/2000/05/aulas.html
Qualquer dúvida ou curiosidade sobre a postagem é só perguntar.
8 comentários:
Juuunior! Parabéns pelo post e pela aquisição desse exemplar!
Bem, falando do post, realmente estamos bem longe do padrao de qualidade das publicações japonêsas... Mas, estamos conseguindo avanços na qualidade. Isso é visivel, principalmente, na Panini e depois na NewPOP onde temos paginas coloridas e papel menos transparente! Acho que podiamos fazer algumas adaptações na parte física dos mangás no brasil! Exemplo: não precisa parar de usar o papel pisa brite. É só aumentar sua gramatura pra umas 75g ou mais (não curto muito o papel off set por ser muito branco e as vezes acaba cansando a vista! Ele é bom para livros, novels...). Quanto as sobrecapas, aqui no nosso país não temos o costume de usá-las. E por mais que pareçam resistentes, se a publicação ficar na vertical, a sobrecapa se "degrada" mais rapido. Fora que, a Panini e a NewPOP apresentam uma boa solução pra falta de uso delas: utilizar as ilustrações das orelhas ou capas internas, e colocá-las na decoraçao do interior de capa! Resumindo, com excessão da JBC, estamos alcançando um nivel de fidelidade cada vez maior. Além de que, se você não armazena corretamente a publicação, ela estraga de qualquer forma...
concordo com você mas, ainda tem uma coisa que as editoras poderiam fazer que pode melhorar a qualidade das capas em questão de design, que a propósito é adotado pela newpop, que é manter a parte de trás das capas como no original ao invés de colocar a parte de trás igual a da frente.Tudo bem que essa coisa de deixar as duas partes da capa iquais é estratégia para atrair tanto o leitor otaku quanto um leitor normal que não estar acostumado a ler no sentido oriental.Só que, isso era mais válido antes, quando o manga não era tão popular no pais, mas agora,o manga já é popular e boa parte das pessoas já sabe como é a leitura então não haveria problema das editoras tentarem optar por esta ideia .Garanto que isso seria ótimo para as editoras e para o leitor , porque aumentaria a qualidade e os leitores teriam mais vontade de comprar. Fora que seria ótimo para a JBC , pois, resolveria os problemas dela com as tarjas pretas que ela utiliza para colocar preço, faixa etária e sinopse nos mangas (já que, na parte de trás dos mangas originais tem um espaço para isso).E parabens pelo post junior! E pelo blog tambem.
concordo com você mas, ainda tem uma coisa que as editoras poderiam fazer que pode melhorar a qualidade das capas em questão de design, que a propósito é adotado pela newpop, que é manter a parte de trás das capas como no original ao invés de colocar a parte de trás igual a da frente.Tudo bem que essa coisa de deixar as duas partes da capa iquais é estratégia para atrair tanto o leitor otaku quanto um leitor normal que não estar acostumado a ler no sentido oriental.Só que, isso era mais válido antes, quando o manga não era tão popular no pais, mas agora,o manga já é popular e boa parte das pessoas já sabe como é a leitura então não haveria problema das editoras tentarem optar por esta ideia .Garanto que isso seria ótimo para as editoras e para o leitor , porque aumentaria a qualidade e os leitores teriam mais vontade de comprar. Fora que seria ótimo para a JBC , pois, resolveria os problemas dela com as tarjas pretas que ela utiliza para colocar preço, faixa etária e sinopse nos mangas (já que, na parte de trás dos mangas originais tem um espaço para isso).E parabéns junior, pelo post e pelo blog, que ésuper bacana.
Realmente, melhoras simples fariam toda a diferença e já seria um bom começo.
o mangá vem compaginas coloridas e poster ou nao?
Depende da editora e do titulo, é comum que venha com marca pagina. Mas tem edições como Air GEar, que vem com paginas coloridas; e gate7 que vem de brinde um poster.
Boa Noite!
Gostaria de saber onde posso comprar DVD de animes originais =3
desde ja agradeço ^^
Se o mangá é, normalmente, arte em "preto e branco", então não faz sentido usar outro papel que não seja BRANCO, como o offset!
Postar um comentário