terça-feira, 21 de junho de 2011

MARK MILLAR CRITICA MEGASSAGAS DA MARVEL E DC

O Blog Mundo do Coringa sempre reclama das megasséries que levam quase todos os personagens de uma editora para uma mesma história ‘reformulando o universo’, mas agora, o escritor Mark Millar fez a mesma crítica durante a Glasgow Comic-Con.
Mark Millar criou a Guerra Civil, que foi a megassérie mais reformuladora dos últimos tempos, e que por consequência, trouxe consigo todas as outras sagas Marvel que vieram depois; então, seria óbvio pensar que ele seria a favor de histórias enormes interligando títulos e prometendo reformular seu herói favorito, mas ao contrário, ele criticou tanto a Marvel quanto a DC por essas atitudes como está no blog ComicBookGrrrl:
“Eu entendo como funciona, a cada trimestre, eles precisam prestar contas aos seus chefes, e então olham o que funcionou no trimestre anterior. ‘Sabe aquele grande crossover com todo mundo? Vamos fazer outro no próximo trimestre’, entendeu? E isso acaba sendo tão redutor. Um evento não é um evento se acontece o tempo todo”.
“As vendas da ‘Guerra Civil’ foram duas vezes e meia as que eles esperavam e a Marvel ficou: ‘oh, voltamos aos velhos tempos! ’, e a DC: ‘oba, vamos copiar! ’”, afirmou. “Foi isso que quase matou os quadrinhos por um tempo nos anos 90, quando as coisas eram focadas mais nos eventos do que nas histórias. É um ciclo: nos anos 90, tudo veio abaixo e a Marvel apostou sério no começo da década de 2000, começou a trazer bons escritores e bons artistas, ou bons personagens, e fez funcionar, e isso durou uns cinco ou seis anos”.
“E a DC parece estar num desespero gigantesco, estão relançando toda sua linha agora em setembro, tudo num mês só. Eu perguntei por que eles não espalhavam a coisa por um ano inteiro, pra todo mundo poder experimentar as primeiras edições. Eles disseram: na verdade, a Warner Bros está fazendo mais pressão do que nunca – precisamos mostrar lucros sérios, e quando eu vi a nova Liga da Justiça que sai em setembro, toda levemente redesenhada, eu senti como se estivesse vendo a mãe do Sylvester Stallone cheia de Botox. É bizarro”.
Millar diz que vai fazer trabalhos “mais atuais” enquanto Marvel e DC ‘estão de volta à fase chata’. “A mesma coisa aconteceu há 20 anos e também 20 anos antes dela. Isso vai cansar e depois tudo vai mudar de novo”. Essas críticas me lembram do comentário que Alan Moore fez numa entrevista algum tempo atrás, sobre ele achar que do jeito que as coisas vão, os quadrinhos estarão extintos daqui a uns 20 anos. Nós torcemos que não, mas concordamos com tudo o que Millar disse.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...