quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ESCLARECIMENTOS E NOVIDADES DITAS POR MARCELO DEL GRECO


       Assim que coloquei a entrevista com Marcelo Del Greco feita pelo site hqcia, muita gente disse para mim no Facebook que embora tivesse vontade de assistir a conversa com o Marcelo, não tinha tempo, por isso solicitaram um resumo das principais informações apresentadas por ele na entrevista.
       Para facilitar vou dividar em dois tópicos: Esclarecimentos (dúvidas e reclamações frequentemente feitas para Jbc) e Novidades (que o próprio nome já sugere, tratará dos próximos lançamentos da editora).

Esclarecimentos


       Assim que começou a entrevista, pontos citados como sendo os mais importantes para os fãs de mangás no Brasil foram sobre o uso de páginas coloridas e o preço dos mangás da editora.
          Muitos fãs criticam a posição das editoras quando elas optam por não adicionar páginas coloridas no mangá nacional. Não é que elas não desejam colocar, mas sim que os custos seriam exorbitantes e muitas vezes nem havia páginas coloridas no Tankohon. Del Greco foi bem claro quando disse que só é possível adiciona-las quando se trata de uma quantidade razoável, se não, não haveria lucro no custo de impressão que sairia muito alto, sendo necessário recorrer a uma gráfica que tivesse condições de imprimir colorido, fora o tipo do papel que é importado. O valor então aumentaria por nada, e os leitores reclamariam do preço. Ressaltando - só haverão páginas coloridas quando elas estiverem em um bom número, quando se trata de poucas páginas elas só fariam a revista sair mais cara.
       Outro ponto bem importante é que muitos atrasos nos mangás são causados pela demora na aprovação de capas pelos japoneses e não por culpa da editora brasileira, e pelas difíceis e demoradas renovações de contrato, fora quando as obras estão paradas no Japão.
       Entre as perguntas feitas havia a dúvida de se One Piece e Dragon Ball viriam novamente para o Brasil e a impressão passada foi que não. Marcelo disse que os títulos não estão nos planos da editora e que One Piece, embora seja um sucesso no Japão não é um sucesso de mesma proporção no Brasil e que Dragon Ball teve sua época de "ouro" mas depois de tanta republicação não teria porque republicar novamente.
       Claro que foi dito muito mais sobre cada assunto mais se quiser entender melhor, basta conferir o vídeo.

Novidades

        Os assuntos mais comentados em 'novidades' foram sobre as republicações, mas o destaque ficou por conta de Sakura.
        Sakura será diferente das outras publicações da editora, deu a entender que será com impressão offset, e que o papel utilizado será superior. Entre as principais informações a que mais me chamou a atenção é que Sakura terá uma média de 16 páginas coloridas por edição, isto é, todas as páginas coloridas que saíram no mangá japonês estarão presentes no mangá brasileiro. O atraso do mangá que teria que ter saído em outubro foi explicado - isso veio graças ao perfeccionismo exagerado da Kodansha, que queria que todas as páginas coloridas fossem colocadas no inicio da revista, que o título no Brasil é "Sakura Card Captor" como a JBC mas tem que ser mudado para "Card Captor Sakura" e que os executivos japoneses estão olhando todos os detalhes das paginas coloridas, fazendo o mangá atrasar cada vez mais.
        Sobre outros títulos foi falado que Cavaleiros do Zodíaco não terá paginas coloridas e que será republicado ainda esse ano, e talvez no fim de 2012 saia Samurai X e Yu Yu Hakusho, além de títulos que fizeram sucesso e que foram publicados aqui no formato de meio-Tankohon.
        Espero que tenham gostado, para mais informações assistam ao vídeo da entrevista.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...