sábado, 8 de outubro de 2011

TSUGUMI OHBA EM QUESTÃO: EXISTE MACHISMO EM BAKUMAN?

       Autor de Death Note e Bakuman, Tsugumi Ohba é um mistério como pessoa. Não existe nenhuma foto dele e o que temos de mais próximo a isso é esse desenho ao lado que ele usa para se identificar, alguns dizem que é um autorretrato dele dando a entender que ele é na verdade uma mulher.

       Em informações da editora norte-americana VIZ media ele nasceu em Tóquio, tem o Hobby de colecionar xícaras de chá e desenvolve enredos de mangás, enquanto segura seus joelhos na cadeira igual ao personagem L de Death Note.

       As teorias apontam Hiroshi Gamou como sendo Ohba por sua principal obra Tottemo! Luckyman (mangá publicado entre 1993 e 1997) ser extremamente parecida com a obra do personagem mangaká da série Bakuman: Nobuhiro Mashiro, chamada a Lenda de um Super-herói.

A Lenda de Um super Herói | Tottemo! Luckyman - comparação
      
       Teorias a parte, eu não acredito que Ohba seja uma mulher por ele não conseguir desenvolver a personalidade de nenhuma em suas histórias colocando-as sempre muito abaixo dos homens como a submissa Misa de Death Note (que lamberia os pés de Light na história se ele pedisse) ou a bondosa Miho de Bakuman (que como disse Takagi nas entrelinhas uma vez "Escondia sua inteligência, pois mulheres devem ser apenas bonitas, mulheres inteligentes não são atraentes").

       Nas duas únicas histórias assinadas por Ohba, não importando o quão poderosas elas fossem, estavam sempre abaixo, subjugadas por algum homem mais importante, muitas vezes tendo atitudes ridículas ou incompreensíveis. Será que nós enxergamos essas atitudes apenas pela diferença de cultura brasileira|japonesa ou realmente o machismo está presente?

       De qualquer forma o site Anikenkai fez uma mesa redonda sobre o assunto em Bakuman. Nesse programa, DidCart e Starro reuniram Fábio Sakuda (Ação Magazine), Darko (JCast) e Dri SweetPepper. O mangá, ao mesmo tempo em que é muito aclamado, recebe várias críticas por como suas personagens femininas são tratadas e retratadas. A misoginia está realmente presente na obra? Será um problema pessoal do autor? Isso condena a qualidade do mangá? Essas e outras várias questões são colocadas na mesa para a discussão.

       Para baixar o arquivo de áudio (que é bem interessante) e criar sua própria opinião sobre o assunto entre em http://www.mbbanikenkai.com/?p=2234 e poste aqui seu comentário sobre sua opinião, você também acha que as histórias de Tsugumi Ohba são machistas?

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...