sexta-feira, 29 de julho de 2011

AÇÃO MAGAZINE - A SHONEN JUMP BRASILEIRA

 Sempre que falamos de mangás brasileiros as reações dos leitores são as piores possíveis. As pessoas tendem a rejeitar aquilo que é feito no nosso país, dizendo que são simplesmente “cópias ou ruins” mesmo com diversas tentativas de mangás nacionais como o famoso Holy Avenger de Marcelo Cassaro e Érica Awano.

Mas mesmo assim temos sempre alguém insistindo e dessa vez a insistência foi concretizada com a Editora Lancaster, de Alexandre Ferreira na revista Ação Magazine que reunirá várias histórias, matérias, editais e votações para decidir qual série é a preferida dos leitores e qual vai continuar ou ser cancelada como nos periódicos japoneses.

A concepção editorial se voltou toda pra o Brasil, sem ficar colocando “nomes em Inglês”para chamar a atenção. Todas as histórias se passam no Brasil, os títulos são em Português e em expressões como ‘Madenka’ os criadores mesmo usando o formato de linguagem japonesa na hora de criar, foram cuidadosos o suficiente para regionalizar suas trama.

O Brasil já teve uma revista desse tipo, foi a Booken da extinta M&C que tentava pegar na modinha que se sucedeu muitos anos atrás (muitos mesmo). A boa intenção não vingou, já que de todas as histórias apenas umas 2 se salvavam, pois a maioria estava com cara de "fanzineiro de 10 anos de idade", e a revista logo foi pro saco. Agora a Ação Magazine parece mais inteirada em fazer a coisa direito. A começar pela capa com uma diagramação fantástica e pelos previews onde dá pra ver que o pessoal está com a arte em dia.

Cada série tem um blog específico dentro do site da revista http://www.acaomagazine.com/, permitindo aos autores um contato mais próximo com seus leitores. A nova revista foi testada no início do ano, quando o editor colocou no ar pela Internet uma edição virtual número zero (que pode ser lida no endereço http://issuu.com/acaomagazine/docs/amagpreview).

Ela começou com as séries:

· Rapsódia, de Fábio Satoshi Sakuda e Carlos Sneak, fantasia em que um bardo de um pequeno povo caça os gigantes que atormentam seu mundo.

· Expresso, do próprio editor, uma aventura steampunk sobre um inventor adolescente que enfrenta várias ameaças no Brasil turbulento do começo do século XX.

· Madenka, de Will Walber que mostra lutas em um mundo repleto de criaturas inspiradas no nosso folclore, mas que não são nem um pouco inofensivas e simpáticas como nós conhecemos.

· Jairo, de Michele Lys, Renato Csar e Altair Messias, com a perda dos pais e sua nova família se desagregando, o jovem Jairo encontra no boxe um novo caminho na vida, tendo como objetivo alcançar a medalha de ouro nas Olimpíadas de 2016.

· Arcabuz, de Márcio Gonçalves e Roberta Pares Massenssini, uma aventura capa e espada na era da União Ibérica.

· Tunado, Daniel é um rapaz que quer afiar sua técnica nas ruas da mesma forma que seu tio, o piloto nipo-brasileiro Sato Kawasaki, fez antes de se tornar uma lenda das pistas de automobilismo nos anos setenta.

Ação Magazine sai custando R$ 9,90, vem no formato 16x23 e terá 160 páginas. A preferência será sempre por autores nacionais.Para saber de notícias de última hora basta a seguir pelo twiter http://twitter.com/#!/acaomagazine.

ATUALIZADO
O blog Video Quest estava no lançamento de Ação Magazine e mostra nesse video como é a revista.



http://videoquest.wordpress.com/2011/08/09/video-quest-13-acao-magazine-e-promocao-acaovq/

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...