domingo, 11 de março de 2012

MORRE MOEBIUS UM DOS MAIORES QUADRINISTAS DA HISTÓRIA


Moebius tinha 73 anos de idade.
     Foi anunciado pela rádio Europe1 que nesta manhã de sábado faleceu Jean Henri Gaston Giraud, o quadrinista Jean Giraud, Gir ou Moebius. O falecimento foi confirmado pela esposa e filha do artista. A causa não foi divulgada, mas a revista Le Point fala em "uma longa enfermidade" - eufemismo que a imprensa francesa costuma usar para câncer. Giraud tinha 73 anos.

     Jean começou vendendo suas primeiras ilustrações, aos 18 anos. Começou sua carreira nas HQs de western, como sua criação Frank et Jeremie, mas chamou atenção quando virou aprendiz de Jijé, um dos nomes mais famosos do quadrinho francês. Blueberry, que criou junto a Jean-Michel Charlier em 1963, foi seu primeiro sucesso.
Ao mesmo tempo, começou a assinar o pseudônimo Moebius para HQs de fantasia. Depois sumiu por uma década, retornando com destaque em 1975 como co-fundador da Métal Hurlant (ou Heavy Metal), a famosa revista de ficção científica e fantasia. Lá fez obras como Arzach e A Garagem Hermética, que lhe deram sucesso internacional por conta da criatividade e da imaginação sem limites nos cenários e figurinos.
Atualmente suas obras são publicadas no Brasil pela Ed. Nemo
    
     Também em 1975, começou a colaboração com o escritor chileno Alejandro Jodorowsky numa adaptação do livro Duna para o cinema que nunca saiu do papel. Jodorowski acabou sendo seu parceiro de muitos trabalhos nas HQs, sendo o principal deles O Incal. Hollywood continuou procurando-o, o que o rendeu créditos de desenhista de produção em Alien: O Oitavo Passageiro, Tron, Mestres do Universo,Willow, O Segredo do Abismo e O Quinto Elemento, entre outros.
     Jean Giraud morou nos EUA nos anos 80, época em que seus desenhos influenciavam tudo relacionado a fantasia e sci-fi no cinema e nos quadrinhos. É também dessa época sua colaboração com Stan Lee numa graphic novel do Surfista Prateado.
     Nos anos 1990, criou várias obras onde atuou primariamente como roteirista, como Mister Blueberry, Marshall Blueberry, Le Monde du Garage Hermétique e o remake de Little Nemo. Naquela década e na seguinte, esteve dedicado como autor solo das séries de álbuns Le Monde d'Edena e Inside Moebius. E nos últimos dois anos estava tocando sua própria editora, Moebius Productions, com novas histórias de seus personagens Arzach e Le Major.


Em 2011, ele voltou a ser publicado no Brasil através da editora Nemo, que começou a lançar os cinco volumes da sua Coleção Moebius. Depois de Arzach e Absoluten Caufeltrail, há outros dois planejados para este ano: O Homem é Bom? e Garagem Hermética.


Jean Henri Gaston Giraud ganhou dezenas de prêmios pelo mundo, virou documentário e teve várias exposições de sua obra. Uma das últimas, na Fundação Cartier em Paris, aconteceu no final de 2010 e foi a maior de sua carreira. Infelizmente, foi também um dos pontos finais de sua expressiva carreira.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...