terça-feira, 18 de maio de 2010

AS PORCARIAS PUBLICADAS NOS ANOS NOVENTA


       Até os anos oitenta, as HQ´s estavam no auge, era o momento de grandes sagas, ao mesmo tempo em que aconteciam histórias clássicas, e ao lado tramas altamente complexas, com designes sofisticados no argumento e na diagramação.
       Mas aí, aconteceu um imprevisto: esses bons caras, resolveram mudar de profissão, viraram editores, mandar nos poucos que restavam. É, mas pelo menos restaram alguns, não é? Até mais um imprevisto chegar: alguns desses não gostavam de repetir sempre o mesmo enredo e resolveram se afastar do mercado. Fora outro pequeno imprevistinho: o restinho dos artistas que sobrou criaram uma editora independente e começaram a trabalhar só nela.
       Depois disso restaram só um minúsculo nada, que lançou um especial fantástico no começo da década e outro lá no final. Alan Moore foi sacaneado pela DC e ficou um bom tempo sem escrever (a editora é burra, já que ele a amava, e podia estar lá até hoje). Grandiosos astros se foram, Jack Kirby morreu na década de 90, como Siegel, Shuster e tantos outros. Restaram os novatos, que sinceramente não sabiam o que estavam fazendo.
       Na década de 90 não se destacou nenhum argumentista. Claro, foi o início dos desenhistas bons de hoje, mas naquela época os desenhos deles eram horríveis e isso era seguido por todos. As HQ´s de 90 eram da linha mal desenhada e quem se destacava, eram simplesmente os que não desenhavam tão mal assim.
       Desse nada, saiu o que estamos hoje. Os “artistas” de 90 viraram os editores, quando os bons se aposentaram ou resolveram lançar um trabalhinho cá, outro lá. Disso veio pessoas piores que não fazem mesmo, a mínima ideia de como se faz para contar uma história. São desses as revistas que lemos hoje. Mas não faz mal, pela decadência dos quadrinhos até hoje, parece que vai ficar pior.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...