terça-feira, 18 de maio de 2010

O GOLPE DA MORTE DO SUPERMAN


       O homem de aço estava em decadência. Ninguém se interessava por um herói tão antigo, com valores não mais usados.
       Bom demais. Certo demais. Antigo demais.
Estamos no início dos anos 90. A Crise deu destaque por um tempo, mas as revistas só se mantém pelos leitores, e eles não estão nem um pouco a vontade com Clark. O resultado foi um dos maiores golpes de marketing de todos os tempos: MATAR O SUPER-HOMEM.
       Deu certo. Todas as revistas estavam bombando, mas durante sua “morte” ele poderia ser esquecido novamente.   Resultado: durante os 12 meses em que ele ficou morto, saiu a revista 'Funeral para um amigo'. Coincidência, não? 12 meses certinhos... tudo bem, deixa para lá. Sabe porque? Porque ele não estava morto! Então foi publicada a série do Retorno do Superman.
O 'retorno' é outra coisa para se pensar:

• Os jovens não compravam mais a revista. Então vamos fazer um Superboy no estilo da moda dos anos 90!


• A Marvel tinha heróis negros como Pantera Negra, que alcançavam grande venda. Então vamos fazer o nosso e colocar nele o emblema do maior herói da editora. Assim nasceu o Aço (só para comentar, eu gostava muito das histórias do aço. Não sei porque estão com essa frescura de ele não usar mais a armadura hoje em dia, se em toda grande saga ele aparece com ela).

• Mas era necessário um grande vilão, então saiu não sei da onde esse refugo de Exterminador do Futuro que não morre, não morre, não morre e se chama Super Ciborgue.

• E para conhecermos pelo menos uma das criaturas da história, tacaram o Erradicador também.
Aí Superman volta com um cabelo maneiro e uma capa facilmente rasgável, já que assim fica um visual ousado. Fim. Acabou? Não. Vamos mostrar o que aconteceu enquanto ele estava morto. Pronto, acabou agora. Não. O terrível vilão que o matou está de volta e quer a revanche!
Acabou? Não! Agora o Homem de Aço é um Homem Elétrico! Falta mais alguma coisa? Sim! Dois Super-Homens de cores diferentes!
Finalmente acabou? Claro que não, Apocalipse não morre também. A história se estende até hoje, e eu pergunto: essa enorme merda em forma de teia merece ser lida?
       Todas essas séries foram publicadas em encadernados ou em formato americano pela Abril. E recentemente a Panini lançou o tijolo “A Morte do Superman”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Na minha opinião certas coisas deveriam ser finalizadas. O mundo das HQ estão muito igualzinho, muito sem novidade. Será culpa da internet ou da falta de tempo pra se dedicar?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...