quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

CLAMP – AS RAINHAS DO MANGÁ


       A CLAMP é um grupo de quatro mulheres originário da região de Kansai no Japão formado por: Ageha Ohkawa, Mokona, Tsubaki Nekoi e Satsuki Igarashi. Desde 1984, quando ainda eram estudantes, produziram seus primeiros dōjinshis (histórias não oficiais), isso até 1989 com a publicação de RG Veda na revista mensal Wings, seu primeiro trabalho oficial. Os estilos de seus mangás são muito variados, desde shoujos até temas adultos.

      Recentemente ocorreu a exposição ‘As Rainhas do Mangá’ no Rio Comicon 2011, foi produzida originalmente pelo Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême (França) em 2008 e apresentada na Paris Bibliothèques em 2009, na capital francesa, por ocasião da visita das autoras ao Japon Expo, em homenagem aos 20 anos do estúdio. A exposição contou com reproduções de croquis, screenshots e mangás então em desenvolvimento, e mostra a variedade dos trabalhos das artistas.

       O grupo contava inicialmente com doze integrantes, reduziu seu tamanho para sete em 1990 e passou a adotar o nome CLAMP, que segundo elas significa "uma pilha de batatas". Durante a produção de RG Veda, saíram mais pessoas, restando apenas quatro. Recentemente, por ocasião do 15º aniversário do grupo em 2004, as integrantes mudaram seus nomes.


Ageha Ohkawa 大川 緋芭 (Ōkawa Ageha)

Nome antigo: Nanase Ohkawa (大川 七瀬 Ōkawa Nanase)
A líder, nascida em 2 de Maio de 1967 em Osaka, é a responsável pelos roteiros dos mangás e às vezes de alguns animes. Também é quem negocia com as editoras e planeja as vendas. Aparentemente, não mudou seu nome por nenhum motivo especial além do aniversário do grupo.


Mokona もこな (Mokona)

Nome antigo: Mokona Apapa (モコナ アパパ Mokona Apapa)
Fã de roupas tradicionais japonesas (está sempre as usando e recentemente lançou um livro sobre o assunto), Mokona nasceu em 16 de junho de 1968, em Kyoto, e é responsável pela maioria das ilustrações dos mangás. Seu nome também é o de um personagem de Guerreiras Mágicas de Rayearth, ×××HOliC e Tsubasa: RESERVoir CHRoNiCLE. Retirou o sobrenome Apapa por achar que soava muito imaturo.




Satsuki Igarashi いがらし 寒月 (Igarashi Satsuki),

Nome antigo: Satsuki Igarashi (五十嵐 さつき Igarashi Satsuki)
Auxilia nas ilustrações dos mangás, fazendo o desenho dos personagens de Chobits e Tsubasa: RESERVoir CHRoNiCLE e também é responsável pela coordenação de produção. Nasceu em 8 de fevereiro de 1969, em Kyoto e mudou apenas a escrita de seu nome. Possui uma coluna mensal na Newtype Magazine. Seu nome é também o nome de uma personagem do mangá X.
Tsubaki Nekoi 猫井 椿 (Nekoi Tsubaki)

Nome antigo: Mick Nekoi (猫井 みっく Nekoi Mikku)
Corrige as ilustrações dos mangás, auxiliando Mokona. Nasceu em 21 de janeiro de 1969, em Kyoto e é a ilustradora principal de algumas obras como Wish e Legal Drug. Mudou seu nome porque não gostava quando ele era lembrado como o mesmo de Mick Jagger. Seu sobrenome é também o sobrenome de uma personagem do mangá X.


       Essas 4 damas marcaram seus nomes na história com seu estilo particular e influenciaram mais que apenas o universo do mangá. Com uma maturidade surpreendente, até mesmo nas histórias mais inocentes com enredos que misturavam religiosidade, mitologias diversas, sexualidade, androginia, tecnologia, surrealismo, filosofia e drama; tudo com um traço detalhado e com influências das artes de capa da Vogue nas décadas de 30 e 40 e do estilo Art Nouveau, principalmente do pintor tcheco Alphonse Mucha. Esse estilo, rapidamente virou uma referência para outros artistas do chamado mangá shoujo e se tornou uma marca registrada do grupo.
       Ao contrário de alguns mangakás que se deixaram encobrir por suas obras fazendo histórias muito mais famosas que eles, e consequentemente fazendo suas outras sagas não se tornarem tão conhecidas quanto essas, a CLAMP não ficou presa a suas obras de maior sucesso, talvez por saber parar uma história na hora certa, assim criando dezenas de títulos curtos.


RG VEDA


       Trezentos anos atrás, o deus do trovão, Taishakuten rebelou-se contra o Imperador dos Céus, matando-o e o deus-guardião Ashura-ō. Com a ajuda da esposa de Ashura-ou, Shashi, ele usurpou o trono e começou seu reino cruel como o novo imperador. Entretanto, uma profecia foi feita:
"Seis estrelas golpearão a terra. Você é a estrela negra que irá contra os céus. Sua jornada começa quando você encontrar a criança de uma raça desaparecida. Eu não posso ver se a criança é boa ou má, só sei que esta criança pode girar a roda do destino dos céus…”.
       Seguindo esta profecia, o Guerreiro Guardião do norte, Yasha-ou, acorda a criança sem sexo de     Ashura-ō, Ashura, que dormiu os últimos trezentos anos sob um selo mágico. Acreditando que profecia significar que as “seis estrelas” juntas podem destruir Taishakuten, ele e Ashura se saem à procura das “seis estrelas”.
Depois de um tempo, juntam-se a eles Souma, Ryu-ou e Karura-ou, três das seis estrelas da profecia, que Yasha-ō e Ashura também são. Um personagem misterioso que aparece e desaparece regularmente, Kujaku, dá-lhes o conselho útil, mas suas natureza e intenções são obscuras.
       O delicado e infantil Ashura (referido como “ele” por conveniência, embora algumas traduções usam um pronome feminino) logo revela-se com um alterego mortal, um jovem que tem prazer com a morte e destruição, mas este lado se mantém suprimido pela afeição de Ashura por Yasha-ou.

X-1999

       X é um dos mangás mais conhecidos e polêmicos da CLAMP. Começou a ser publicado em 1992 e foi cancelado em 2003 por problemas sociais no Japão. Foram 18 tankohons lançados pela editora Kadokawa Shoten, e seus capítulos foram publicados pela revista Asuka. No Brasil, o mangá foi lançado pela editora JBC. O anime foi lançado em 2001, contando com 25 episódios (incluindo o episódio 0).
       Tendo uma visão do apocalipse, que aconteceria no ano de 1999, a leitora de sonhos Hinoto une um grupo de pessoas, chamado Dragões do Céu, para que criassem barreiras (kekkais) nos pontos que incidissem com a destruição. Os Dragões do Céu são a favor da salvação da raça humana. Um outro grupo é formado, os Dragões da Terra, que são a favor da destruição da humanidade para que assim o planeta possa ser purificado..
Em Tóquio, já devastada, encontra-se o jovem que é responsável em decidir o destino do planeta e da raça humana, pois o lado ao qual ele se aliar (Dragões do Céu ou Dragões da Terra) será o lado vencedor. Ele se chama Kamui Shirou e tem todo o poder em sua escolha suas mãos.
       Algo muito interessante em X é que, em momento algum da história, se tem apresentado quem é o bem e quem é o mal, sendo esta interpretação dependente do entendimento de cada um.

-O mangá Tokyo Babylon tem sua conclusão dentro de X.
-Os personagens Subaru e Seishirou são originalmente de Tokyo Babylon.
-O mangá X sempre traz uma palavra destacada nas primeiras páginas, tendo sua definição explicada.
-O OVA de X é uma espécie de teaser (prévia) do anime.
-O anime e o mangá de X possuem finais diferentes, pois o mangá não foi concluído ainda.
-Há forte presença Shonen Ai (gay), principalmente no mangá.
-Em 2003, o Japão estava sofrendo com vários “problemas sociais”, e como X possui muita violência, entrou em hiato, e desde então não foi continuado.
-Os tankohons vinham acompanhados por cartas de tarot.
-A grande quantidade de sangue em X o tornou um dos mais polêmicos da CLAMP.

SAKURA CARDCAPTORS

       Sakura Kinomoto é uma garota de 10 anos, estudante da fictícia cidade japonesa de Tomoeda, que por acidente abre um livro misterioso, chamado Livro Clow. Do livro saem 52 cartas mágicas levadas por uma tempestade de vento causada pela magia da carta Vento, que foi libertada quando Sakura leu o seu nome. Kerberos, o guardião das cartas (uma criatura muito parecida com um animal de pelúcia bem pequeno), surge do livro e conta a Sakura que as cartas foram espalhadas por toda Tomoeda e é seu dever capturá-las de novo, tornando-a uma cardcaptor (capturadora de cartas em inglês).
       As cartas provocam fenômenos estranhos ao redor de Sakura, que emprega os poderes das cartas já capturadas em seu báculo mágico para dominá-las e juntá-las à sua coleção. Ela conta com a ajuda de sua amiga Tomoyo, e mais tarde de outros personagens como Syaoran Li, um cardcaptor rival que mais tarde se torna seu aliado, e Yue, outro guardião das cartas.
       No decorrer da trama, além das histórias misteriosas que envolvem as cartas, também se fazem presentes cenas que mostram o crescente romance entre Sakura e Syaoran, intercalados com as cenas de ação. Na segunda metade da história surgem novos personagens, como Eriol Hiiragizawa, e Sakura passa a transformar as cartas Clow em suas próprias cartas: as Cartas Sakura (Sakura Cards).

        Atualmente o grupo informou que vai produzir seus mangás num ritmo mais lento, pois uma das integrantes, provavelmente por passar anos sentada desenhando, acabou se lesionando. Correm boatos de que isso pode levar ao fim do grupo, mas são só boatos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...