quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

MORRE JOE SIMON, CRIADOR DO CAPITÃO AMÉRICA


       Joe Simon, o roteirista criador do Capitão América em 1941 ao lado de Jack Kirby, faleceu nesta quinta-feira, aos 98 anos. A informação, segundo o Comics Beat, foi confirmada pelo filho de Simon no Facebook.

       O Capitão foi um herói criado pela então Timely Comics especificamente para a divulgação política. Logo em sua primeira revista, de março de 1941, Steve Rogers aparece socando Adolf Hitler. Com os anos, porém, as aventuras do Capitão América tornaram-se, assim como Simon, um símbolo da Era de Ouro dos quadrinhos de super-herói dos EUA.

       Com Kirby, Simon passou por quase todos os gêneros das HQs, criando personagens como a versão pré-crise de Sandman, Homem-Mosca e Fighting American (para a Archie Comics), e os sucessos Boys' Ranch (western), Black Magic (terror) e Young Romance (romântica).

       Simon já havia processado a Marvel duas vezes, para reaver os direitos sobre o Capitão América. A primeira foi no final da década de 60, junto a Jack Kirby, e que acabou num acordo extrajudicial; e em 1999, com base em mudanças na legislação. Artista e editora fizeram novo acordo extrajudicial em 2003, liberando o caminho para o filme do Capitão em 2011.

       Ele ainda comparecia a convenções de HQs, apesar da idade e sua obra foi o centro de inúmeras retrospectivas ao longo dos anos, incluindo duas autobiografias: The Comic Book Makers, com o filho Jim, e My Life in Comics, lançada este ano para coincidir com o filme do Capitão.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...