sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

TEZUKA DAY- BIOGRAFIA DE OSAMU TEZUKA

       Osamu Tezuka foi o maior marco do mangá, criando boa parte das coisas que hoje consideramos como padrão, um exemplo seria sua narrativa, os olhos grandes e até as enquadrações de cena.
       Osamu Tezuka (手塚 治虫), nasceu em Toyonaka, distrito de Osaka, a família mudou-se para Takarazuka quando ele tinha apenas cinco anos de idade.
      
       Seus pais gostavam  de estimular a criatividade dos filhos. Tezuka tinha um irmão e uma irmã mais novos e sua mãe os levava para ver as peças no famoso Teatro de Takarazuka. Seu pai tinha um projetor de filmes em casa e gostava de mostrar, por exemplo: O Marinheiro Popeye, Betty Boop e Mickey Mouse. Ele foi grandemente influenciado por essas animações da Max Fleischer e Walt Disney, mais tarde Osamu diria que assistiu à Bambi mais de 80 vezes.
       Mesmo nessa época Tezuka já criava histórias sobre diversos temas, embora não se entendesse com crianças da mesma idade tentava se enturmar, chegando a criar até um clube de estudos sobre insetosPasseando pelos campos de Takarazuka para estudar e procurar os insetos, ele criou um forte senso de preservação do meio ambiente .

      Quando tinha onze anos, começou a segunda guerra mundial, Tezuka então começou a trabalhar em fábricas. Esta foi a época que ele criou valores e pensamentos que seriam usados futuramente em suas obras.
       Em 1945, Osamu com 17 anos, entra na universidade de medicina. Seria lá que que conheceria Sakai Shichima, que pouco tempo depois iria pedir para Tezuka desenhasse um akabon para ele (livro vermelho do tamanho de um cartão postal). A história (Nova Ilha do Tesouro) vendeu 400.000 exemplares, apresentando o autor a esse meio mas só em 1946 que sua carreira  iria realmente começar, pois um ano antes da publicação de Shin Takarajima, ele começa a escrever a yonkoma O Diário de Ma-chan no jornal Shokokumin Shimbun (Jornal das crianças da escola de Mainichi).
       Depois de alguns trabalhos em Osaka, Tezuka mudou-se para Tóquio, pois pensava que lá seria mais fácil publicar a suas obras. Teve seus sonhos frustrados até que em 1950, um amigo lhe convidou para ver Jungle Taitei (Kimba, o Leão Branco).
       Maravilhado, o artista então faz sua própria versão da história. Depois do sucesso conseguido, não houveram dificuldades para publicar mais nada. Aproveitando a chance, Tezuka produziu sua melhor e mais famosa obra: Tetsuwan Atom (conhecido também por Astro Boy). Seu ânimo foi tamanho, que resolveu criar animações seguindo os moldes de Walt Disney, nasceu assim em 1961 o estúdio Tezuka Osamu Production que depois mudou para Mushi Production. Lá foi feita uma série de desenho animado de Atom, sendo uma das primeiras animações da TV japonesa, o que viria a criar a explosão de animações (ou animes).

       Em sua vida pessoal, se formou em medicina em 1951 e apesar de varias duvidas, deixou seu foco no mangá. Oito anos depois casou-se com Okada Etsuko, com quem teria um filho e duas filhas.
       Reconhecido como um artista renomado, Tezuka quis espalhar a cultura do mangá pelo mundo, as suas viagens lhe fez conhecer o artista francês Moebius e ainda o tornou amigo pessoal do cartunista brasileiro Maurício de Sousa.
       Infelizmente, depois de sentir dores no abdômen, Tezuka foi internado e acabou morrendo de cancêr de estômago aos sessenta anos em 1989 deixando um grande legado lembrado até hoje. Como prova disso ganhou um museu de 1400 m²,  inaugurado em 25 de abril de 1994 que tem três andares, e em seu subsolo  há uma "fábrica de desenhos" em que os visitantes podem fazer suas próprias animações.
       Tezuka criou mais de 700 mangás em sua vida, alguns deles são: Metoroporisu (Metropolis), 1949; Ribbon no Kishi (A Princesa e o Cavaleiro), 1953/1956; Hi no Tori (Pássaro de Fogo/Phoenix), 1956/1989; Dororo, 1960; Black Jack, 1973/1983; Buddha (Buda), 1974/1984; Adolf ni Tsugu (Os três Adolfs), 1983/1985; Magma Taishi, 1966/1967.

USEM NO TWITTER A  #TEZUKADAY , E DIVULGUEM ESSE DIA!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...