sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O MELHOR DO ANO DE 2011 - COISAS QUE É BOM LEMBRAR

EDITORA JBC
Capa Japonesa da
edição especial de Sakura
       Seguindo a onda dos blogs de fazer um texto de fim de ano, resolvi fazer o mesmo,  sobre coisas prometidas, grandes novidades e escorregões feitos pelas editoras em 2011 que é bom não esquecer.
       Vamos começar falando sobre a republicação de Sakura que deveria ocorrer em 2011 e que por vários motivos foi adiada para 2012.

       Quem olha constantemente o Facebook do editor Marcelo del Greco vê discussões variadas por lá, uma das mais comentadas (fora sobre a horrível capa de Sant Seiya) foi Sakura Card Captor pois os fãs queriam saber quando e como seria publicado. De tanto perguntar, acabamos conseguimos resultado: ficamos sabendo que a capa de Sakura foi aprovada, e que nessa republicação, as capas serão baseadas no kazenban japonês. A publicação deverá demorar mais um pouquinho por conta das paginas coloridas, mais deve sair logo no inicio de 2012 (tomara que a qualidade seja tão boa quanto a expectativa que tivemos).
     
       Agora vou falar sobre Sant Seiya que teve a capa menos aceita da JBC. Quando a JBC a divulgou, reclamações apareceram por todos os lados, Marcelo então, explicou que a editora japonesa não possui mais as capas originais, por isso tiveram que escanear a capa japonesa e que estavam proibidos de mexer na arte com o Photoshop, assim só restou cortar a imagem da capa.
       Essa reposta foi aceita até que esse post foi ao ar  no site Gyabbo, aonde foi mostrado que partes do desenho da capa haviam sim sido restauradas com o Photoshop, desmentindo o que a JBC havia dito. Sentindo-se enganados, os otakus foram tirar satisfações novamente e a resposta final de Marcelo Del Greco foi essa:
"Olha gente, esse FB é meu e tento explicar td passo a passo de como se produz nossos mangás de livre e espontânea vontade. Eu não iria fazer isso se fosse p ficar inventando história. Completar 1/4 de círculo é bem diferente de reconstruir o desenho em si. Somos obrigadis a seguir regras q variam de editora p editora e q mudam a tds os instantes. Vou dar um exemplo de um tempo atrás p ilustrar. Logo q entrei p a JBC eu estava finalizando um álbum do Pokémon p a Panini. Ele levou 10 meses p ser aprovado e no final era um álbum q nem lembrava o q tínhamos feito. Ao longo desses 10 meses mudou a pessoa q aprovava, depois mudaram as regras, depois mudaram os Pokémon e podiam usar. Por fim pediam coisas do além, tipo tirar a sombra do queixo do Pikachu da imagem do style guide q eles mms tinham feito. O mundo de produtos oficiais é assim mm e com os mangás não é diferente. Uma história mais recente foi q não queriam q os livros di Death Note se chamassem... Death Note... Perdemos uns 3 meses só tentando convencê-los a liberar o uso do nome. Se deixaram mudar algo na Argentina ou qq outra parte do universo nós não podemos fazer nada. Seguimos com o q nos autorizam. E é sempre bom lembrar q o pp Kurumada aprovou a capa."
       Claro que o assunto rendeu muito (foram mais de 130 comentários sobre o tema) no final, a esperança ficou na tradução, que apenas saberemos como ficou em Janeiro.
       Para encerrar esse pequeno comentário sobre a JBC e partir para outra editora, quero dizer que dos lançamentos da editora em 2011 o que mais me agradou foi Bakuman. Eu torcia muito pela vinda dele para o Brasil. Para 2012 há um boato de fontes confiáveis que a editora vai publicar mais um título da Jump, mas só o tempo poderá dizer.



EDITORA PANINI
       Esse ano a Panini lançou títulos medianos, sem grandes lançamentos, mas mesmo assim posso dizer que gostei do que vi. Dos lançamentos do ano os que mais me interessaram foram: Air Gear, Karin e Deadman Wonderland.

       Uma das grandes conquistas desse ano foi o lançamento de mangás com páginas coloridas em papel especial, sem aumento de preço (detalhe foi mostrado no blog da Comix Shop que na edição 8 de Air Gear que sai em fevereiro de 2012 terá 8 paginas coloridas), o que é ótimo pois temos a chance de ler um mangá com qualidade próxima do japonês.

       E para 2012? Bom, a editora reserva o lançamentos de títulos fortíssimos, com enfase em One Piece e Dragonball como foi anunciado aqui e isso influencia muito nos mangás brasileiros pois a Panini toma o lugar da JBC como a maior editora de mangás do Brasil já que agora ela tem a preferencia popular e os principais títulos do mercado. 2012 para a Panini vai ser um ano especial.




EDITORAS MENORES
       E para finalizar o texto falarei das editoras NewPop e  L&PM que andou sumida esse ano, fazendo surgir vários boatos antes de se explicar, como postado aqui.
       Seu melhor titulo esse ano foi K-ON que teve uma qualidade gráfica invejável, quase nunca vista no mercado Brasileiro, sem duvida um dos melhores títulos do ano. Agora encerrando gostaria de elogiar a editora L&PM pelo magnífico trabalho em Solanin, tomara que ela entre de vez no mercado de mangás em 2012.
   
DESEJO A TODOS UM FELIZ ANO NOVO!!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...