sábado, 10 de abril de 2010

SEMPRE SE PODE ESTICAR MAIS UMA SAGA...



       Dizem que o mercado de quadrinhos é competitivo, mas é claro que não. A DC e a Marvel apenas estão fazendo um amistoso debate, onde vale rasgar a revista da concorrente para ganhar um especial, ou adicionar um brinde chamativo para se destacar em meio a uma banca de jornais lotada de superpoderosos musculosos, com trajes apertados e coloridos em close. Mas mesmo assim... com essas míseras coisinhas, você não acha que ela está exagerando?
       Se uma cria uma nova saga, a outra também, para não ser empurrada para fora do mercado. Não importa que seja um tema ridículo, sem graça, sem o mínimo motivo ou que seria até interessante se não tivesse sido esticada para um ano de publicações mais cross overs em 80 edições mensais fixas. Uma tem que copiar a outra ou decretar guerra... mas sem deixar muito óbvio. Não vamos ter baixaria, não é?
       Como exemplo de saga que não devia estar lá podemos citar Crise Final, seria ótima se não fosse uma crise, se não tivesse sido esticada e se não tivesse tido tanto alarme antes de sua chegada parecendo que era a melhor coisa do mundo. Lembrando sempre que se Superman receber raios ômega ele perde a memória e é óbvio que se um humano comum tiver a mesma experiência, ele será enviado pelo fluxo temporal.
       Invasão Secreta foi a saga mais esticada de todas, já que tinha o contexto de uma história clássica do Thor que durava uma ou duas edições. Ela só tinha um tema, e foi esticada, realmente obrigando o leitor a comprar todas as outras publicações para tentar entender o que estava acontecendo. Assim, o assunto principal (o único assunto) acabou muito rápido e Brian Michael Bendis ficou enchendo linguiça por umas três edições.
       Cerco não tem assunto.
       Crise Infinita teve assunto, depois dela veio a DC perfeita, mas aí começou o Prelúdio para a Crise Final. 52 foi boa. Contagem Regressiva foi o chiclete mais esticado e grudento possível. Guerra Civil foi ótima. Dinastia M, idem. Hulk Contra o Mundo só tinha um assunto, mas não foi uma das piores.
       Agora indo na banca vemos um monte de nada. A última esperança é A Noite Mais Densa, o chiclete esticado por várias edições que fez muito sucesso.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...